Hospital Naval Marcílio Dias realiza primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito

Hospital Naval Marcílio Dias realiza primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito

No Centro Cirúrgico do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), foi realizada a primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito, pela equipe da Clínica de Oftalmologia do HNMD – Capitão-Tenente (Md) Gurgel, Primeiro-Tenente (Md) Lara Diniz e Dr. Ivan de Almeida Resende, com a participação do Prof. convidado Dr. Bruno Studart, da Universidade de São Paulo.

O glaucoma congênito é uma doença congênita grave, causada pelo aumento da pressão dos olhos do bebê durante a gestação, podendo levar a cegueira pouco após o nascimento, caso não seja prontamente diagnosticado e o tratamento cirúrgico imediatamente instituído. O diagnóstico deve ser suspeitado quando o bebê apresenta aumento dos globos oculares, córneas grandes e opacas (brancas), lacrimejamento excessivo e fotofobia (dificuldade de abrir os olhos na claridade). Na maioria das vezes, o glaucoma congênito afeta ambos os olhos, simultaneamente.

A cegueira infantil é um importante problema de saúde pública e as doenças oculares congênitas são a principal causa de cegueira em crianças. Aproximadamente, 1,5 milhões de crianças ao redor do mundo apresentam esta patologia. A suspeita deve ser avaliada por meio do exame do bebê sob anestesia geral e, se confirmada, a cirurgia deverá ser realizada imediatamente para reduzir a pressão intraocular e salvar a visão da criança.

A Clínica de Oftalmologia do HNMD conta com equipe e toda a infraestrutura necessária para realizar esse tipo de cirurgia, tanto em pacientes adultos como em crianças.

(CCSM/FM)

 

Share

One thought on “Hospital Naval Marcílio Dias realiza primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito

  1. Parabéns pelo elevado nível da conquista e que trará muitos benefícios para família naval.
    Bravo Zulu!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *