CENIPA demonstrou durante conferncia europeia os desafios encarados quando o acidente ocorre na selva amaznica.
A realidade do investigadorbrasileirodeacidentes aeronuticos foi apresentada nos dias 14 e 15 de maio pelo Coronel Aviador Fernando Camargo, do Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (CENIPA), no workshop da Conferncia Europeia de Aviao Civil (ECAC) realizado em Lucerne, Sua. Entre os aspectos demonstrados esto os desafios que o investigador encara quando o acidente ocorre na selva amaznica, por exemplo mobilizao de helicpteros, guincho para descer ao local do acidente, insetos e animais selvagens, risco de desidratao e longas caminhadas.
Com o tema “Investigaes em Ambientes Extremos e Desafiadores”, o workshop mostrou, alm da selva, as dificuldades de se investigar um acidente ocorrido em regies congeladas, desertos, reas de conflito, grandes altitudes e reas urbanas.
Segundo o Coronel Camargo, saber os procedimentos para investigao de acidentes em ambientes extremos til para todo investigador. Se ocorrer um acidente aeronutico com uma aeronave da Embraer (fabricante brasileira) no deserto do Saara, por exemplo, o Brasil dever enviar um investigador como representante creditado para acompanhar todo o processo. Esse workshop vai auxiliar a Organizao de Aviao Civil Internacional (OACI) a enriquecer o manual de orientaes para investigao em diversos tipos de ambientes, declarou.
Especificamente voltada para a investigao de acidentes aeronuticos, a Conferncia Europeia de Aviao Civil ocorre a cada dois anos. A edio de 2014 contou com a participao de mais de 70 especialistas das principais autoridades de investigao do mundo, alm de representantes de fabricantes, associaes e da Organizao de Aviao Civil Internacional (OACI).
Durante a apresentao dos desafios da investigao de acidentes em ambiente de selva, o Coronel Camargo, investigador do CENIPA com mais de 13 anos de experincia, ressaltou a segurana do investigador em face dos perigos da fauna amaznica e das dificuldades logsticas. Encontrar aeronaves grandes que caram na selva costuma ser mais fcil do que encontrar as pequenas. Estas causam pouco estrago s rvores, por isso fica mais difcil enxergar os destroos do alto, afirma o Coronel Camargo, destacando uma das vrias particularidades desse tipo de investigao.
Segundo ele, o acesso ao local do acidente normalmente ser por helicptero. As comunicaes s podem ser feitas via rdio ou satlite. preciso planejar e levar bateria, alm de alimentos suficientes para a atividade. H casos em que ser indispensvel estabelecer uma base de operaes para dar apoio a todos os envolvidos na atividade.
SERIPA VII– O Stimo Servio Regional de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (SERIPA VII), com sede em Manaus (AM) e responsvel por investigar osacidentes na regio amaznica, realiza periodicamente um treinamento com os investigadores. Com base tambm nessa atividade, o Coronel Camargo alertou comunidade europeia sobre a importncia de estar treinado para atuar na selva.
A ao inicial da investigao na selva tem as mesmas caractersticas de uma operao de resgate. preciso estar vacinado contra doenas tropicais, saber a tcnica de descer no guincho do helicptero, lidar com calor de dia e frio noite, alm de usar constantemente os equipamentos de proteo contra riscos biolgicos, finalizou.
(CECOMSAER/FM)