Marinha comemora 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Marinha comemora 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Na sexta-feira (11), comemora-se o aniversário de 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. Para relembrar a importante vitória dos militares brasileiros nesse conflito, foi realizada cerimônia no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, presidiu a solenidade, ao lado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Em discurso, o Almirante Garnier recordou a Batalha do Riachuelo, momento histórico que culminou no triunfo brasileiro na guerra da Tríplice Aliança, iniciada com a invasão da então província do Mato Grosso por tropas paraguaias, em 1864. “A nossa história foi escrita por capítulos que assinalaram disputas por espaços terrestres, marítimos e fluviais. O Brasil é rico em recursos naturais e, para garantir e consolidar a soberania, contou com sacrifício de muitos marinheiros e fuzileiros navais”, salientou.

Almirante Garnier_CerimôniaBatalhaNaval.jpg

A coragem, iniciativa e amor à Pátria dos homens e mulheres que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo foi destacada na mensagem do Presidente da República, Jair Bolsonaro. “Naquela luta, bravos brasileiros, com o sacrifício de suas vidas, tornaram-se heróis e exemplos de patriotismo”, enalteceu.

A solenidade ocorreu às margens do lago Paranoá, repleta de simbolismos e atos militares em celebração à data. Ao som das gaitas de fole e da Banda de Música, a Bandeira Nacional foi posicionada em local de honra na cerimônia. Em seguida, houve uma salva de 17 tiros de canhão e a imposição da Ordem do Mérito Naval. A homenagem é concedida a personalidades civis e militares por terem prestado serviços relevantes à Marinha do Brasil.

Foto entrega das comendas.jpg

Estiveram presentes na cerimônia ministros, parlamentares, embaixadores, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e autoridades civis e militares.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *