Brasília, 10/03/2015 – A Marinha do Brasil (MB) divulgou balanço geral sobre a segunda edição da Operação “Amazônia Azul”, realizada ao longo da última semana. Em todas as águas jurisdicionais do país, foram 8.809 embarcações inspecionadas, sendo 1.281 notificadas e outras 259 apreendidas, além de 27.197 medicamentos distribuídos em ações cívico-sociais, nas quais também foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos a 3,7 mil pessoas carentes.
Realizada sob coordenação do Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, a Operação teve o maior número de meios (navios e aeronaves) e tropas empregados simultaneamente em águas brasileiras pelo segundo ano consecutivo. Foram cerca de 14 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos distribuídos por toda a costa brasileira, além dos rios e lagos navegáveis.
A “Amazônia Azul” teve como objetivos a intensificação da fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos por parte das embarcações, bem como a repressão a ilícitos de toda ordem.
Como resultado das atividades de patrulha e inspeções navais foram fechados duas madeireiras irregulares e dois garimpos ilegais. Nesta última, inclusive com prisão de nove pessoas e apreensão de grande quantidade de material irregular como explosivos, ferramentas e balanças.
Foram apreendidas 11 armas e grande quantidade de cartuchos de munição; 812,75 m3 de madeira sem comprovação de origem e nota fiscal; 11 toneladas de açaí e cerca de 4.800 vidros de palmito sem constatação de origem. Também foram recolhidos cerca de 1.500 Kg de pescado ilegal e grande quantidade de material sem procedência, como eletroeletrônicos, bebidas e roupas.
Estima-se que a “Amazônia Azul” 2015 teve a aplicação de multas que equivalem a cerca de R$ 3,4 milhões. A Operação possibilitou a prisão de dois indivíduos, por tráfico de drogas, um por porte ilegal de arma e um indivíduo foragido da justiça. Quatro bolivianos foram conduzidos sem documentação às autoridades competentes.
Na região amazônica foram inspecionados 22 postos de combustíveis flutuantes, sendo quatro notificados devido a irregularidades. Ainda foram apreendidas uma motocicleta, quatro motores de embarcações irregulares, 3.300 litros de gasolina e 280 botijões de gás liquefeito ilegais.
Foto: Marinha do Brasil
(MD ASCOM/ FM)