A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), realizou, no dia 6 de março, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), uma cerimônia cívico-militar pelo 70º aniversário da Convenção que instituiu a Organização Marítima Internacional (IMO). A IMO é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios.
A solenidade foi presidida pelo DGN, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, além de representantes da comunidade marítima, de empresas de navegação e de sindicatos ligados ao setor. Em seu pronunciamento, o Almirante Küster ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela IMO, relembrando o histórico da organização e o avanço trazido para a segurança da navegação por meio da regulamentação do transporte marítimo internacional.
Durante a cerimônia, o Comodoro e Capitão de Longo Curso, Francisco César Monteiro Gondar, realizou a leitura da mensagem do Secretário -Geral da IMO, Kitack Lim, na qual destacou o legado da organização desde a sua criação, que tem sido impulsionar melhoramentos no transporte marítimo para alcançar um mundo melhor.
Na oportunidade, também foi realizada a entrega do “Prêmio DPC de Qualidade”, uma homenagem às capitanias, delegacias e agências que se destacaram na avaliação anual de atendimento ao público e de prestação de serviços nas áreas de Segurança do Tráfego Aquaviário e Ensino Profissional Marítimo.
O encerramento da solenidade ocorreu de maneira especial, com uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais em homenagem ao Aniversário de 70 anos da Convenção IMO.
(CCSM/FM)