Rio de Janeiro – A Marinha do Brasil envia, na prxima semana, duas embarcaes ao continente gelado para dar continuidade s aes do Programa Antrtico Brasileiro (PROANTAR). Partem da Base Naval, em Niteri (RJ), o Navio de Apoio Oceanogrfico Ary Rongel, na segunda (6/10), e o Navio Polar Almirante Maximiano, na sexta (10/10). Ser o incio da 33 Operao Antrtica (Operantar).
Ambas embarcaes desatracaro s 10h30. Antes de chegar Antrtica, os navios polares realizaro escalas em Rio Grande (RS), Montevidu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Ushuaia (Argentina) e Punta Arenas (Chile). O regresso est previsto para abril de 2015.
Os navios executaro tarefas de apoio logstico aos Mdulos Antrticos Emergenciais (MAE) da Estao Antrtica Comandante Ferraz (EACF). Tambm vo auxiliar projetos de universidades brasileiras, nas reas de Oceanografia e Hidrografia, Biologia, Geologia, Antropologia e Meteorologia, realizando levantamentos oceanogrficos, coletas de amostras de gua e solo marinho, estudo das aves, pesquisas geolgicas nas ilhas do arquiplago das Shetland do Sul e pennsula antrtica, alm de observaes meteorolgicas e do comportamento das massas de gua na regio, que tanto influenciam o clima do planeta.
Para cumprir tais tarefas, os navios transportam helicpteros modelo Esquilo bi-turbina e Destacamentos Areos Embarcados (DAE), composto por militares do Primeiro Esquadro de Helicpteros de Emprego Geral (HU-1). Contam tambm com o apoio de equipes de mergulhadores, oriundos da Fora de Submarinos da Esquadra Brasileira, aptas a realizar suas tarefas nas geladas guas antrticas.
As embarcaes
Incorporado Marinha em 1994, o Navio de Apoio Oceanogrfico Ary Rongel, tambm conhecido como Gigante Vermelho, foi construdo no estaleiro Hoylandsdygo George Ei Des Sonner A/S, na Noruega. Est preparado para navegao em regies polares e para operaes em campos de gelo fragmentado. O navio est na sua 21 comisso austral sob o comando do capito-de-mar-e-guerra Srgio Lucas da Silva.
O Gigante Vermelho possui dois laboratrios para apoio pesquisa e dois pores com capacidade de 1.254 m para o transporte de carga. dotado de equipamentos de navegao e de apoio, tais como guincho oceanogrfico e geolgico, arco de popa, ecobatmetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estao de acompanhamento de informaes meteorolgicas.
Carinhosamente chamado de Tio Max pela tripulao, o Navio Polar Almirante Maximiano foi construdo em 1974, no estaleiro Todd, nos Estados Unidos, tendo sido comissionado como Navio de apoio (Supply Vessel) s plataformas de petrleo no Mar do Norte e incorporado a Marinha do Brasil em 03 de fevereiro de 2009. Est em sua 6 comisso austral sob o comando do capito-de-mar-e-guerra Jos Benoni Valente Carneiro.
Preparado para navegao em regies polares, o navio possui guincho geolgico capaz de coletar amostras do assoalho marinho em profundidades de at 1 mil metros; guincho oceanogrfico que opera em profundidades de at 8 mil metros; cinco laboratrios; estao meteorolgica; sistema de posicionamento dinmico (DP) que permite manter-se imvel em determinada latitude e longitude; ecobatmetro multifeixe; perfilador de corrente marinha (ADCP); perfilador de sedimentos do subsolo marinho (SBP); e quatro embarcaes inflveis.
Proantar
Caracterizado pela pesquisa e pela produo cientfica, o PROANTAR teve incio em 1982, com a aquisio do j desativado Navio de Apoio Oceanogrfico Baro de Teff. Desde ento, o Brasil mantm presena constante no continente antrtico por meio dos navios e da tripulao da Estao Antrtica Comandante Ferraz (EACF) que, neste momento, ocupam provisoriamente os Mdulos Antrticos Emergenciais (MAE), at a finalizao da construo da nova estao antrtica brasileira, que substituir a original destruda por um incndio em outubro de 2012.
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Informaes: Diretoria de Hidrografia e Navegao da Marinha
Fotos: Marinha do Brasil
(MD ASCOM/ FM)