Marinha do Brasil realiza Reunião Nacional com os 27 Capitães dos Portos

Marinha do Brasil realiza Reunião Nacional com os 27 Capitães dos Portos

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) conduziu, nos dias 19 e 20 de outubro, uma Reunião Nacional de Capitães dos Portos. O evento contou com a presença do Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros e do Comandante do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Contra-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, além dos 27 Capitães dos Portos atuais, dos 16 Oficiais designados para assumir cargo em 2018 e de representantes do Comando de Operações Navais (ComOpNav).

Participantes da Reunião Nacional de Capitães dos Portos na DPC

O Diretor-Geral da DGN ressaltou a oportunidade ímpar da reunião, para que os participantes troquem conhecimentos e repassem aos seus respectivos Delegados e Agentes as informações transmitidas durante o encontro. Só com a capacitação e a conscientização dos que utilizam o meio aquaviário, frisou o Almirante Küster, é possível prevenir acidentes com embarcações em nossas águas, opinião compartilhada com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. O Diretor da DPC destacou, em sua apresentação, o importante papel dos proprietários e condutores na segurança das embarcações, sendo a reunião uma oportunidade para padronizar e aprimorar procedimentos com foco nas embarcações de transporte de passageiros, inclusive turismo náutico.

A programação do dia 19 contou apresentações dos Capitães dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão de Mar e Guerra Welliton Lopes dos Santos, Capitania dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Andrade da Silva Reis, e da Capital Fluvial de Santarém, Capitão de Fragata Ricardo Barbosa, que abordaram as características de navegação de suas respectivas regiões. Em seguida, o Almirante Rocha palestrou sobre o tema “Autoridade Marítima e a Comunicação Social”, sendo realizado, na sequência, um media training com os Oficiais organizados pela equipe do CCSM.

Capitão de Mar e Guerra Santiago da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental durante o debate técnico

No dia 20, os participantes assistiram palestras proferidas por militares da DPC, que trataram de assuntos relacionados ao Ensino Profissional Marítimo, à Segurança do Tráfego Aquaviário e às vistorias e inspeções navais. A programação contou, ainda, com um debate técnico entre os presentes antes da apresentação final do DPC intitulada: “Medidas para o Aprimoramento do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário”.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *