A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) participou, em 8 de janeiro, da abertura da temporada 2022 do Projeto “Praia Limpa“, na Orla de Camburi e nas Ilhas adjacentes, Ilha Acústica e Ilha do Fato, organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória e pelo Projeto “Vitória da Restinga“.
Também estiveram presentes no evento, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, da Fundação Projeto Tamar, do Instituto Baleia Jubarte e da Gerência de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal. Compareceram 80 participantes, dentre integrantes das instituições apoiadoras e 11 militares da CPES, que colaboraram com uma ação de combate ao lixo no mar e limpeza de praia. Na ocasião, os militares da Capitania contribuíram com o recolhimento de resíduos na Praia de Camburi, dando visibilidade à Operação “Verão 2021-2022“, reforçando a parceria com as instituições participantes e com a sociedade capixaba.
Ao final da ação, os integrantes produziram um mosaico simbólico de uma muda junto ao material recolhido. Durante a atividade, também foi realizado o plantio simbólico de 30 mudas nativas de restinga com a participação de um militar da CPES e do Prefeito de Vitória.
O Projeto foi uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a empresa Vale para ressaltar a importância do ecossistema de restinga e seu papel fundamental na conservação das praias e da biodiversidade. A CPES foi convidada a participar devido ao esforço que exerce no combate ao lixo no mar, com ênfase para as consequências e os impactos do descarte irregular no bioma marinho.
(CCSM/FM)