Brasília,30/01/2020 – Representantes de vários países estão reunidos, entre os dias 20 a 31 deste mês, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para participar da reunião do Grupo de Trabalho sobre o Manual do Equipamento de Propriedade do Contingente 2020 (Contingent-Owned Equipment Working Group 2020).
O encontro é realizado a cada três anos. O manual aborda temas referentes ao reembolso dos países que contribuem com tropas e equipamentos em Missões de Paz. Para tanto, representantes de várias nações apresentam propostas que podem ser acatadas ou não.
A comitiva, composta por integrantes do Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Forças Singulares e da Missão Permanente do Brasil junto às nações Unidas, conseguiu aprovar, na primeira semana de negociações, uma das quatro propostas que foram encaminhadas: “Alterações Relativas ao Apoio Médico”, que permitirá a ampla abordagem de negociação nas inspeções das tropas empregadas em missões de paz, com reflexos imediatos para o caso Navio Capitânia, que está desdobrado na UNIFIL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano). ”A aprovação das propostas dará amplitude de negociação junto à ONU e, consequentemente, a percepção de maiores valores de reembolso ao Brasil”, ressaltou o Cel André Brandão, coordenador da Subchefia de Operações de Paz.
O Brasil ainda participa da reunião conduzindo os trabalhos do subgrupo de “Self-Sustainment”, com o Cel Moura da Subchefia de Operações de Paz como “Chair”.
Atualmente, o Brasil possui relevante atuação em várias Missões da ONU, com destaque para a liderança da única Força Naval da ONU no mundo, a UNIFIL.
Com informações e fotos da Chefia de Operações Conjuntas/SC4
(MD ASCOM/FM)