MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA ALUSIVA À INAUGURAÇÃO DA SOAMAR-BRASIL EM PORTUGAL

Na década de 1970, em conversas informais entre agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil, comentava-se que, embora os detentores de condecorações tivessem prestado serviços tanto à Marinha quanto ao Brasil, após as cerimônias de entrega de medalhas, os laços de relacionamento se enfraqueciam.

Em uma dessas ocasiões, em Santos, São Paulo, no ano de 1972, perguntou-se porque não se fundava, naquela cidade, uma entidade que congregasse todos os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil. Assim, no dia 13 de dezembro de 1972, após meses de trabalho, concretizava-se o sonho surgido em forma de pergunta, quando Oficiais da Marinha do Brasil e civis condecorados fundaram, na atual sede da SOAMAR-Santos, a Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM). Em 1974, a ASAM teve sua denominação alterada para Associação Paulista dos Amigos da Marinha (ASPAM), de modo a refletir que sua abrangência passava, então, a ser todo o estado de São Paulo.

Ao longo dos anos que se seguiram, o ideal da ASAM e as atividades em prol da divulgação da mentalidade marítima realizada pelos Amigos da Marinha atingiram tamanha notoriedade que, no ano de 1979, o então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Oficial de espírito próspero e inovador, decidiu expandir a atuação da ASPAM por todo o Brasil, criando a SOAMAR-Brasil, entidade que hoje congrega 57 sedes regionais.

A pergunta formulada em 1972 não parou de ecoar e render saldos positivos. Prova disso é que estamos a instantes de inaugurar a primeira SOAMAR fora do território brasileiro.

Após quase quatro anos desde que o Sr. Sílvio Vasco Campos Jorge, então Presidente da SOAMAR-Rio e o Sr. Artur Alexandre Feio de Victoria Candeias, Representante da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra em Portugal, Europa e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vislumbraram a hipótese de se criar uma representação da SOAMAR em terras lusitanas, hoje, concretizamos um marco na história da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil.

As fronteiras da SOAMAR expandiram-se e chegaram a Portugal, País irmão com o qual possuímos profundos laços históricos e culturais, para concitar todos os Soamarinos a difundirem conceitos doutrinários e culturais, relacionados ao desenvolvimento e ao progresso do Brasil, sobretudo no que diz respeito a assuntos do mar e das vias navegáveis, mantendo o intercâmbio com instituições interessadas na promoção de estudos e pesquisas sobre navegação, aproveitamento dos recursos do mar e desenvolvimento de tecnologias marítimas.

Neste momento solene, não poderia deixar de expressar à Marinha Portuguesa, na pessoa do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, meus sinceros agradecimentos pela forma fraterna e amiga com que lidou com a questão da criação da SOAMAR-Brasil em Portugal, deixando os caminhos abertos para a instalação dessa instituição de suma importância para a divulgação da mentalidade marítima.

Meu caro Sr. Artur Victoria, bem sei que é grande a responsabilidade que ora recai sobre seus ombros, mas estou certo de que não há pessoa com melhores atributos de boa vontade, capacidade e tenacidade para assumir a função de primeiro Presidente da SOAMAR-Brasil em Portugal. Sei também que, juntamente com o seu Vice-Presidente e sua Diretoria, escolhidos por suas características e qualidades pessoais, muitos projetos de notável relevância para a conscientização e divulgação da mentalidade marítima serão levados adiante e, futuramente, renderão excelentes frutos.

Prezados Soamarinos, é com grande honra e satisfação que considero, com todo o mérito que a situação requer, inaugurada a SOAMAR-Brasil em Portugal, primeira SOAMAR fora do território brasileiro, fazendo votos de que seu futuro, sua atuação e seus trabalhos sejam tão grandiosos quanto a história dessa grande amizade entre a nação portuguesa e a brasileira.

Bravo Zulu!

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Almirante-de-Esquadra

Comandante da Marinha

Estiveram presentes na referida Cerimônia:

SOAMAR 1

SOAMAR 3

Contra-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha​ – Diretor do CCSM
Valter Otávio da Silva Porto – Presidente da SOAMAR-BRASIL
CMG Ricardo Sales de Oliveira – Adido de Defesa e Naval em Portugal
CF Rafael Santos – Departamento de Relações Públicas da CCSM
Moacyr Costa Pereira de Andrade – Presidente da SOAMAR-PORTO SEGURO
Outras cerimônias:
SOAMAR 2
1) Visita ao Porto de Setúbal
2) Imposição de Medalha Amigo da Marinha na Embaixada do Brasil em Portugal com a participação do Ministro-Conselheiro Paulo Fernando Dias Feres
3) Imposição da Medalha Amigo da Marinha na Câmara Municipal de Matosinhos – Sr. Guilherme Pinto – Presidente da Câmara Municipal
4) Imposição da Medalha Amigo da Marinha ao Dr. Albino Pinto de Almeida – Presidente da Primeira Assembléia Geral da SOAMAR-BRASIL em Portugal e Presidente da Assembléia Municipal de Vila Nova de Gaia

4) Palestra do CA Rocha no IDN(Instituto de Defesa Nacional) com o tema ” A Visão Estratégica da Marinha do Brasil” no Castelo de São João Batista.

(SOAMAR-BR/ FM)

Share