Militares concluem reunião intermediária de adestramento para Exercício Conjunto Meridiano

Militares concluem reunião intermediária de adestramento para Exercício Conjunto Meridiano

No dia 7 de maio, os militares do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Singulares finalizaram a reunião de planejamento intermediária do Exercício Conjunto Meridiano.

Com a presença de Oficiais Generais do MD, dos Comandos Operacionais e da Direção da Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Brasília, houve a apresentação, pela Chefia de Operações Conjuntas, da versão final do corpo referente ao caderno de atividades das Ações com Tropas e Meios.

Esse documento orienta o planejamento, a execução e a avaliação das Ações com Tropas e Meios do Exercício Conjunto Meridiano 2021, a fim de mensurar e desenvolver as Capacidades Conjuntas. Nele ainda constam os Objetivos de Adestramento e as respectivas Ações Conjuntas, bem como as orientações para viabilizar a coordenação do exercício, buscando assim, a efetiva interoperabilidade entre as Forças Singulares.

Antonio Oliveira-6.jpg
Na sequência, o mais antigo de cada grupo apresentou o seu planejamento para realização do respectivo módulo (Meridiano-Dragão, Meridiano-Ibagé e Meridiano-Poti), com destaque para os meios que serão empregados.

Forcas Armadas2.jpg
A última apresentação foi feita pela equipe que trabalhou na proposta de metodologia de avaliação das ações conjuntas.

Durante os cinco dias de trabalho, o ambiente fraterno e profissional, aliado às instalações de elevado padrão da ESG, Campus Brasília, propiciou as condições favoráveis para a qualidade dos produtos apresentados, dentre eles, os meios a serem empregados pelas Forças, com maior detalhamento do tipo e quantidade; e um sensível avanço na metodologia para a avaliação das ações conjuntas do Exercício Conjunto Meridiano 2021.

Encerrando as atividades, os Oficiais Generais representantes do MD e das Forças Singulares assinaram uma ata com o entendimento para a entrega de outros produtos e prazos definidos.

A próxima etapa preparatória do Exercício será a Reunião de Coordenação de Tropas e Meios, nos dias 4 a 13 de outubro.

Adestramento e Ações Conjuntas

O Exercício Meridiano será o maior exercício conjunto das Forças Armadas sob a égide do MD e possibilitará a avaliação e a mensuração de ações conjuntas, à luz de cenários e ameaças estabelecidos, que proporcionará um elevado aperfeiçoamento doutrinário e significativa interoperabilidade. O exercício ocorrerá de 25 de outubro a 17 de novembro do ano corrente.

Fotos: Antônio Oliveira/MD e Divulgação Forças Armadas 

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *