Na quinta-feira (20), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional (BNDES), Gustavo Montezano, assinaram protocolo de intenções para apoiar o desenvolvimento da Base Industrial de Produtos de Defesa. O documento visa fomentar as empresas do segmento.
Na solenidade, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltou a importância dessa assinatura. “Devemos, cada vez mais, entrar nesse mercado, para o bem do nosso povo e para a garantia da nossa soberania”, afirmou.
Marcos Degaut, Secretário de Produtos de Defesa, destacou que o fortalecimento da indústria de defesa deve ser prioridade. “É essa indústria que proporciona, em grande parte, os meios para se preservar e aprimorar as capacidades necessárias à prontidão e ao emprego do aparato militar quando se fizer necessário”.
O Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explicou que a assinatura do protocolo de intenções marca a segunda etapa da missão. “Dada a nossa necessidade de sermos mais competitivos no mercado global, temos que aprender a jogar esse jogo de fazer o financiamento da exportação. Porque se a gente quer que o empresário compita a nível internacional, temos que dar a ele a ferramenta para jogar esse jogo de igual para igual”, reiterou.
Também estiveram presentes na cerimônia, o Ministro da Economia, Paulo Guedes; o Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; o Tenente Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Raul Botelho; o Secretário Geral do Ministério da Defesa e o Almirante Almir Garnier Santos.
Por Mariana Alvarenga
Fotos: Alexandre Manfrim
(MD ASCOM/FM)