Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” realiza comissão de levantamento ambiental

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” realiza comissão de levantamento ambiental

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” deixou, no dia 13 de novembro, o Porto de Ilhéus-BA, para realizar a Comissão de Levantamento Ambiental da Costa Nordeste, com o objetivo de coletar e medir dados ambientais, a fim de contribuir para a compreensão da dispersão do óleo ao longo do litoral atingido.

Os trabalhos ocorrerão ao longo do litoral nordestino e envolvem diversas tarefas, tais como a realização de estações oceanográficas para perfilagem vertical de temperatura e salinidade da coluna d’água; coleta de amostras de água para análise química a fim de verificar a presença de óleo; análise de correntes marinhas; coleta de amostras do solo marinho; e medições de profundidade utilizando ecobatímetro multifeixe e o equipamento Underway-CTD, que faz medições de temperatura e salinidade com o navio em deslocamento.

O “Vital de Oliveira” dispõe de infraestrutura completa de pesquisa, concentrando 28 equipamentos científicos de última geração, permitindo a interação entre representantes de distintas instituições do País e a Marinha do Brasil. O navio também possui elevada capacidade de permanecer na área de operação por extensos períodos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *