No dia 17 de julho, o Navio-Escola (NE) “Brasil” realizou a cerimônia militar de despedida para a XXXII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Joaquim Silva e Luna, do Ministro de Estado-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Substituto, Dr. Franselmo Araújo Costa, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, representando o Comandante do Exército, do Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, representando o Comandante da Aeronáutica, e de membros do Almirantado.
Em pronunciamento, o Comandante da Marinha ressaltou a importância da Viagem de Instrução como complemento indispensável ao aprendizado do Sistema de Ensino Naval. “Esta tradicional viagem remonta ao século XIX e sua longa existência representa a fiel crença da Marinha na importância da prática embarcada e no desenvolvimento do espírito marinheiro, como elementos essenciais à formação dos novos oficiais”.
Este ano, 208 Guardas-Marinha participarão da Viagem de Instrução, sendo doze militares do sexo feminino, as primeiras mulheres a concluírem o ciclo escolar da Escola Naval (EN), e, portanto, a participarem dessa comissão, além dos provenientes de Angola, Líbano, Namíbia, Nigéria e Senegal, formados na EN.
A VIGM da Turma “Almirante Gastão Motta” acontecerá no período de 22 de julho a 16 de dezembro e passará por quinze portos: três nacionais e doze internacionais. A comissão tem o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval, aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil (MB) e representar o País e a Marinha nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas. Durante a VIGM, serão ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, realizando, dessa forma, uma importante fase de adaptação à vida de bordo.
A tripulação do NE “Brasil” conta com cerca de 480 pessoas, entre eles, militares, servidores civis, convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional e das Marinhas amigas da Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, França, México, Paraguai, Portugal e Reino Unido.
(CCSM/FM)