a primeira vez que essa metodologia sistematicamente aplicada no mbito da FAB.
Mais de 100 oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado-Maior, modalidade presencial (CCEM-P), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronutica (ECEMAR), comearam os estudos a partir da metodologia de Sala de Aula Invertida, na quarta-feira (07/03). Inicialmente esto sendo ministradas duas disciplinas: Poltica e Defesa Internacional e Poder Aeroespacial. a primeira vez que essa metodologia sistematicamente aplicada no mbito da Fora Area Brasileira (FAB).
A Sala de Aula Invertida uma abordagem de ensino cuja principal inovao deslocar o protagonismo na relao de ensino-aprendizagem para o aluno. Ao conjugar vrias tcnicas de ensino, adotando, em um processo reverso de construo do conhecimento, pedagogias mais ativas como leituras prvias e debates possvel dar autonomia ao aluno para planejar a aprendizagem, utilizando o tempo disponvel em sala de aula para o exerccio e retirada de dvidas.
Essa maneira de ensinar torna o oficial-aluno mais responsvel pela construo do conhecimento e facilita a obteno de nveis cognitivos mais altos para o contedo proposto, como os de anlise e sntese essenciais para o futuro de suas carreiras , bem como possibilita FAB dispor de Oficiais Superiores com alta capacidade crtica, aptos a propor solues pautadas em anlises e fundamentos tericos.
A Sala de Aula Invertida altera completamente o papel do aluno na relao do aprendizado, um salto da audincia para o protagonismo no constructo do conhecimento. Dessa forma, ao trmino do curso, a Fora Area Brasileira receber oficiais transformados: empreendedores capazes de, com esprito crtico e embasamento metodolgico, aplicar as ferramentas mais adequadas a cada cenrio, na paz ou na guerra, afirmou o Comandante da ECEMAR, Coronel Aviador Flvio Luiz de Oliveira Pinto.
Para o CCEM-P em 2018 primeiro curso a adotar essa metodologia os oficiais-alunos foram divididos em duas esquadrilhas, com quatro grupos cada. Inicialmente, para cada mdulo de Sala de Aula Invertida os alunos cumprem quatro tempos de estudo dirigido, quando fazem leituras previamente selecionadas de obras que correspondem ao estado da arte da disciplina. No dia seguinte, depois de dois tempos de aula expositiva, passam a compor os grupos e participarem de debates dirigidos, mediados por um instrutor previamente capacitado para essa funo, em que aplicam os conceitos aprendidos em temas da atualidade e de relevncia para a FAB e para o Brasil. Ao todo, sero 6 disciplinas e 12 unidades.
(CECOMSAER/FM)