Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa recebe 30 mil pessoas

Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa recebe 30 mil pessoas

Mais de trinta mil pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) participaram, no domingo (30/09), do evento Portões Abertos, realizado no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). A programação contou com exposição e demonstração aérea de aeronaves militares e civis. O destaque foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Durante todo o dia, o público conferiu de perto as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e tirou dúvidas sobre formas de ingresso nos estandes das escolas de formação. De hora em hora, diferentes atrações aéreas – sobrevoos acrobáticos, lançamento de paraquedistas e apresentação de rapel – animaram os presentes.

Além do avião C-130 Hércules e do helicóptero AH-2 Sabre, mais de 20 aeronaves ficaram em exposição estática. A programação incluiu ainda exposição de motos e carros antigos, apresentações teatrais, feira de artesanato, exibição de veículos blindados, esquadrão antibombas, cães adestrados da Polícia Militar de Minas Gerais, brincadeiras para crianças e orientações médicas.

A principal atração pôde ser conferida no final da tarde. O público vibrou com as acrobacias das aeronaves A-29 Super-Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Foram mais de 30 minutos de manobras no céu de Lagoa Santa. A demonstração deixou o fotógrafo, Danilo Stanislau, de 19 anos, impressionado. “Sou apaixonado pela Esquadrilha da Fumaça. Desde 2007, quando assisti à apresentação pela primeira vez, acompanho otrabalho dos pilotos pela internet e nas redes sociais. As manobras são fantásticas, principalmente as executas pelo piloto número 7”, ressaltou o jovem.

Para o Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro, o evento foi uma grande oportunidade para a FAB se aproximar da comunidade. “O Portões Abertos 2018 foi um sucesso desde a abertura dos portões, às 9 horas, quando o público já estava na expectativa de participar das atrações. Vi estampado no rosto das pessoas a felicidade de vir ao Parque e poder ver as aeronaves de perto. Interagir com a comunidade recompensa o trabalho de mostrar o que a Guarnição faz. Fica o desafio para os próximos”, destacou.

Durante o evento foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos que serão doados para instituições filantrópicas.

Fotos: Coronel Curityba, Soldado Ramon, Soldado Jessé, Soldado Dutra / PAMA-LS

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *