Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Primeira a ser construída na área do Comando do 7º Distrito Naval e segunda existente na Marinha do Brasil (MB), a nova pista será mais uma ferramenta para o aprimoramento da formação militar e um investimento para o desporto nacional.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar; o Comandante do Centro de Educação Física, Almirante Adalberto Nunes (CEFAN); o Contra-Almirante (FN) Elson Luiz de Oliveira Góis; o Comandante do CIAB, Capitão de Mar e Guerra (FN) Sérvio Corrêa da Rocha Junior; e o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Cyro Carlos Dias Coelho, técnico da equipe de Pentatlo Naval, entre outras autoridades.
Com 305 metros de extensão e 10 obstáculos que simulam situações que o combatente anfíbio enfrenta na execução de suas tarefas, a pista faz parte de um projeto da Comissão de Desportos da Marinha, visando, a princípio, à implantação da modalidade na Olimpíada das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (OLEAM), em 2021. De forma mais abrangente, possibilitará o fomento do Pentatlo Naval na MB, a melhora do condicionamento físico do militar em formação e, ainda, a identificação de novos talentos para representar o País em competições esportivas militares futuras.
De acordo com o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Ricardo Alves, Coordenador de Esportes Militares da Comissão de Desportos da Marinha e Chefe da equipe de Pentatlo Naval, que está envolvido diretamente no projeto da pista, também encontra-se em construção uma pista na Escola de Aprendizes-Marinheiro de Pernambuco (EAMPE) e, posteriormente, as ações poderão ser ampliadas para os centros de formação do Corpo de Fuzileiros Navais.
“A nova pista no CIAB faz parte desse projeto mais amplo, que visa a divulgação dessa modalidade tipicamente militar nos centros de formação de pessoal da Marinha do Brasil, tanto do Corpo de Fuzileiros Navais como do Corpo da Armada”.
Após a cerimônia de inauguração, o Cabo Tiago André Lincoln, atual vice-campeão mundial individual da modalidade, fez uma demonstração para os alunos do Centro, realizando a primeira volta na passagem dos obstáculos.
Thiago foi destaque na última edição dos Jogos Mundiais Militares, realizada em outubro passado, na China, onde o TIME MILITAR BRASIL de Pentatlo Naval conquistou quatro medalhas, sendo três pratas e uma bronze. Esse resultado comprova o lugar de destaque que a modalidade ocupa hoje, no cenário internacional.
O Pentatlo Naval é um esporte tipicamente militar, que consiste em cinco provas (pista de obstáculos, natação de salvamento, natação utilitária, habilidades navais e cross country anfíbio), as quais simulam as atividades militares da Marinha de Guerra e um revezamento na pista de obstáculos (Obstacle Relay).
Com informação e fotos do Departamento do Desporto Militar (DDM)
(MD ASCOM/FM)