Pesquisa sobre a imagem do Exrcito Brasileiro

BrasliaO Centro de Comunicao Social do Exrcito (CCOMSEx), seguindo orientao do Comando do Exrcito, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de opinio de mbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que a sociedade brasileira possui do seu Exrcito.

pesquisa 1

O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discusso em cinco Capitais brasileiras (Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda, foram aplicados questionrios estruturados, que abrangeram todo o territrio nacional.

Os resultados alcanados foram expressivos, destacando-se que o Exrcito Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituio com maior disciplina, moral e credibilidade.

Foram obtidas, ainda, respostas relevantes sobre a percepo acerca da funo principal do Exrcito, do Servio Militar Obrigatrio, das Escolas Militares, da Infraestrutura do Exrcito, das misses da Fora no Brasil e no exterior, da contribuio para a economia do Pas, do papel do EB na poltica, dos Governos Militares e da Comunicao da Instituio com os seus diversos pblicos.

pesquisa 2

Em resumo, o Exrcito visto como uma instituio que transmite confiana e credibilidade.O resultado atingido quanto confiabilidade foi de 80,1% dos que acreditam que o Exrcito uma Instituio sria e confivel.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na 306 Reunio do Alto-Comando do Exrcito (306 RACE), no ms de maio, e nortearo as principais iniciativas e aes propostas para a comunicao social da Fora, como exemplo, cita-se a maior aproximao com os formadores de opinio e a Campanha Exrcito Brasileiro, eu confio!.

(CCOMSEX/ FM)

Share