“Quartel de Itu”: 100 anos de existência que fundem a história do País à da própria Força Terrestre

“Quartel de Itu”: 100 anos de existência que fundem a história do País à da própria Força Terrestre

Itu (SP) – O 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (2º GAC L), Regimento Deodoro, realizou, nesse sábado (20 de janeiro), as festividades do centenário da Unidade. Dentre as comemorações, ocorreu uma formatura com 29 militares, que representou a primeira cerimônia militar ocorrida em frente à fachada do “Quartel de Itu”, em sua inauguração no ano de 1918. À época, a Unidade ocupava as instalações do antigo Colégio Jesuíta São Luís.

No prosseguimento às comemorações, foi inaugurada a Galeria de Painéis Fotográficos “Gen Ex Antônio Joaquim Soares Moreira” no interior do pavilhão principal do Regimento Deodoro. O espaço possui fotos históricas, desde a construção do prédio pelos padres Jesuítas, há 150 anos, até os dias atuais.

Por fim, no Pátio Marechal Levy Cardoso, ocorreu a cerimônia de passagem de Comando do 2º GAC L, na qual o Tenente-Coronel Ricardo Alves Pereira recebeu o Comando do Coronel Erb Lyra Leal.

Participaram das cerimônias o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; e o antigo Comandante do Exército, General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, que esteve à frente da Força de 2003 a 2007; além de outros oficiais-generais da ativa e da reserva; comandantes de organizações militares; antigos Comandantes do Regimento Deodoro, dentre outras personalidades.

Conheça um pouco mais sobre o 2º GAC L

O 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve iniciou suas atividades há 100 anos, com um efetivo de apenas 29 militares. Sua denominação histórica homenageia o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República, pois a cidade de Itu foi um dos berços dos pensamentos republicanos.

Os feitos dos integrantes dessa organização militar centenária estão gravados nas páginas da própria história contemporânea da humanidade. Nos dias amargos de luta em solo europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, militares do 2º GAC L compuseram um grupamento que atuou nos campos de batalha italianos, junto com a Força Expedicionária Brasileira.

Além de o nome da Unidade estar marcado pela bravura de seus militares nesse grande conflito, o “Quartel de Itu”, como é conhecido carinhosamente na cidade, também participou ativamente das operações de pacificação do Exército Brasileiro, no complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, a fim de combater o narcotráfico. Em 2014, integrou novamente a Força de Pacificação do Rio de Janeiro, nas operações no Complexo da Maré.

Em 2013, o Regimento Deodoro participou, com 96 militares, do 19º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT), como parte da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Ao longo de sua existência, o Regimento Deodoro tem forjado o caráter do Soldado do Exército Brasileiro, seja em campo de batalha, em operações em ambiente urbano ou no dia a dia de vivência verde-oliva.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *